Contador de visitas

MEGA DRIVE MANÍACOS MEGA DRIVE MANÍACOS MEGA DRIVE MANÍACOS: HISTÓRIA DO 32X

HISTÓRIA DO 32X

Desenvolvimento

Após o lançamento da sua versão original em 1988, Mega Drive foi visto como um console de videogame competitivo e visivelmente mais poderoso em muitos aspectos do que seus principais rivais, o Nintendinho e PC Engine. Em 1993, os papéis tinham revertido, com consoles como o Super NES, Neo Geo, Atari Jaguar e 3DO Interactive Multiplayer tendo vantagem sobre o console da Sega. Embora o Sega CD tenha mantido alguns destes problemas sob controle, o dispositivo não tinha funcionado tão bem como pretendido, e a Sega necessitou de uma nova estratégia para se sobressair sobre seus rivais.

Tendo experimentado um enorme sucesso durante o início dos anos 90, a Sega pôs vários projetos de desenvolvimento de hardware em andamento, alguns usando a tecnologia de Arcade do System 16, outros sendo idéias completamente novas (como o Sega VR que acabou não sendo lançado). Em 8 de janeiro de 1994, Hayao Nakayama, então CEO da Sega, ordenou que sua empresa produzisse um novo console de videogame de 32 bits para levar a empresa adiante, sendo o Projeto Marte um dos quatro projetos de 32 bits que aconteceram em 1994 (Os outros foram o Sega Saturn, o Sega Jupiter e mais tarde o console Sega Neptune).

O projeto Marte tinha surgido quando Hideki Sato e alguns outros engenheiros da Sega do Japão viajaram para a América do Norte para colaborar com Joe Miller da Sega of America's. Os planos iniciais foram elaborados para produzir um novo Mega Drive com o dobro das cores e um custo menor. Miller viu isso como uma ideia péssima e sugeriu, em vez disso, tornar-se um complemento ao Mega Drive, ao fazê-lo, ganhou o título de "pai do 32X".


Por dentro do 32X


O projeto Marte envolveria uma unidade que poderia ser anexada ao Mega Drive, similar ao Power Base Converter, permitindo que o sistema aceitasse um novo conjunto de jogos atualizados (que se tornaram mais avançados à medida que mais cores e processadores de 32 bits fossem introduzidos) , mantendo a compatibilidade com o software e os periféricos Mega Drive. Marte seria produzido na Sega da América, independentemente dos projetos Saturn e Jupiter.

Mas foi o Saturn que chamou a atenção do público, e este rumor sobre um sucessor de 32 / 64 bits do Mega Drive foi anunciado oficialmente na Winter CES 1993 (embora levaria muitos meses para os títulos jogáveis ​​serem produzidos). Por mais de um ano, esperava-se que o Saturn assumisse à liderança no final de 1994, com o invisível Sega Jupiter agindo como uma alternativa mais barata - um console baseado em cartucho com especificações semelhantes, mas incompatível com jogos baseados em CDs, sem extras e add- Ons. O Saturn foi configurado para executar tanto cartucho e software baseado em disco, embora o suporte de cartucho mais caro mais tarde caiu quando ficou claro que a tecnologia de CD era o melhor caminho a seguir.

No entanto, enquanto o Jupiter foi silenciosamente cancelado, Sega da America chocou o mundo dos games, revelando seu próprio sistema de 32 bits, Marte, agora conhecido como Sega 32X, em seu primeiro evento especialmente planejado: Sega Gamer's Day - em junho de 1994. A Sega prometeu 32-bits até o final do ano, com o Saturn sendo colocado em espera até que os preços da tecnologia e suporte de software tivessem baixado.


Sega Neptune - projeto condensaria 32X e Mega Drive num único aparelho.


O público gamer teve uma primeira amostra na feira de Verão da CES 1994. Neste momento, o 32X foi principalmente concebido como um sistema que iria prolongar a vida do Mega Drive e fornecer receitas enquanto a base de usuários instalada do Sega Saturn lentamente cresceria . Fundamentalmente, no entanto, poucos desenvolvedores viram potencial no add-on, sabendo que o mais poderoso Saturn (e PlayStation, e Nintendo Ultra 64, como era chamado na época) estariam chegando dentro de doze ou dezoito meses.

Em um esforço para conquistar jornalistas, a Sega da America organizou uma festa, embora grande parte da imprensa de jogos estivesse desinteressada nos jogos em exibição.

Durante o desenvolvimento, o modelo europeu foi conhecido como Mega Drive 32.

Lançamento
Estados Unidos

O 32X foi lançado pela primeira vez em meados de novembro de 1994 nos Estados Unidos, a um preço de 159,99 dólares - 10 dólares mais caro do que o planejado originalmente e sem acompanhar jogo. Somente algumas centenas de mil consoles foram produzidos para a distribuição norte-americana, contudo os pedidos estavam nos milhões, e como era habitual para o tempo, o add-on foi inicialmente bem recebido pela imprensa especializada.

350.000 consoles foram enviados aos Estados Unidos nas primeiras três semanas (200.000 dos quais foram vendidos, metade dos quais durante o fim de semana de Ação de Graças), com o número aumentando para 300.000 pouco antes de Natal e 600.000 no início de 1995. No prazo de dois meses após a venda, a Sega alegou que a 32X tinha vendido muito mais do que o superestimado 3DO (embora houvesse divergência a esse respeito), e o console aparentemente mostrou muito potencial para os meses e anos que se seguiram.

Mas os jogos estavam sendo apressados ​​ao mercado e freqüentemente vinham com erros de programação. Os usuários começaram a perceber que a conversão de Doom para o 32X estava com muitos níveis faltando e sua qualidade de áudio não estava fazendo justiça à trilha musical original. As queixas surgiram dos consumidores alegando que seus 32X não estavam funcionando com o Genesis ou a televisão, forçando a Sega a entregar adaptadores e as complicações do Sega CD32X da Sega não conseguiram conquistar o grande público.

Enquanto os títulos iniciais para o 32X, como as conversões arcade de Star Wars Arcade e Virtua Racing Deluxe conseguiram sucesso no início, dúvidas foram lançadas sobre a próxima onda de títulos da Sega, começando com o Motocross Championship e conversões de jogos mais antigos como Space Harrier e After Burner (como After Burner Complete). Em seguida, uma seca, com relativamente poucos jogos no horizonte para o segundo semestre de 1995, e apenas o apoio limitado de algumas empresas.



Já em janeiro, os consoles estavam sendo devolvidos às grandes lojas. Havia também perguntas a ser feitas sobre o projeto publicitário desfeito sobre o Sega Neptune, ajustado para combinar o 32X e o Genesis em um só. Com um preço de venda de menos de 200 dólares, o Neptune representava um valor muito melhor do que o custo combinado de um novo sistema Genesis (100 dólares), 32X (150 dólares) e o preço padrão para um título 32X (70 dólares).

Em seguida, houve preocupação que a Sega estivesse abandonando o 32X dentro do ano em prol do Sega Saturn, agora com sua data de lançamento marcada para o final de 1995 aparentemente definida. Com a promessa de jogos 3D trocados por conversões de Mega Drive aprimoradas (refletindo os problemas antes ocorridos já com o Sega CD), as vendas de 32X despencaram e não conseguiram se recuperar no mercado.

Para piorar ainda mais a situação, muitos títulos grandes também foram cancelados. Uma versão de Ecco the Dolphin foi descartada no início, e projetos multimilionários como Shadow of Atlantis não conseguiram aparecer (apesar de serem anunciados na caixa do console). O jogo Metal Head com textura em 3d foi atrasado após a janela de lançamento, e enquanto expectativas cresceram com o Virtua Fighter(e em menor grau com o Chaotix), uma versão superior do Saturn já era amplamente esperada.

A Sega havia planejado 20 jogos 32X (e para o CD 32X) a serem lançados entre o lançamento e março de 1995, chegando a 100 em dezembro. Dois terços deste número nunca chegou ao mercado, embora vários projetos tenham sido transferidos para o Saturno.

Nos EUA, o console caiu para 99 dólares em setembro de 1995, com algumas lojas o vendendo por 139 dólares.

300.000 consoles 32X tinham sido vendidos até a primeira metade de 1995, 400.000 até o Natal e que chegaram aproximadamente a 700.000 consoles 32X antes do fim do ano. É improvável que muitos mais fossem vendidos em 1996 antes da plataforma ser abandonada.

Japão

O Japão recebeu seu 32X no início de dezembro, e problemas surgiram instantaneamente - o Sega Saturn tinha sido lançado em Novembro, então todos os planos para o 32X para manter o console nesta região foram abandonados instantaneamente.



Devido a este calendário de lançamento estranho, no Japão o 32X foi largamente ignorado, bem como o Mega Drive e Sega CD antes dele,e não apenas os consumidores tiveram apátia com o projeto.

Estima-se que 270.000 consoles foram vendidos no Japão

Europa

O 32X chegou na Europa na mesma época que no Japão e no Reino Unido foi vendido pelo preço de 169,99 libras esterlinas. Como resultado, a Sega decidiu oferecer um desconto de 50 libras em jogos acompanhando o console, no entanto, a oferta veio na forma de vouchers de descontos que eram difíceis de aproveitar. Mais tarde, o preço caiu para 99,99 libras, correspondendo ao preço do Sega CD durante este período.

Assim como sua contraparte norte-americana, o 32X foi inicialmente popular, com pedidos superiores a um milhão, mas não foram produzidos, e surgiram problemas de oferta e de escassez. Mas, como em outros lugares do planeta, começaram a surgir questões sobre suas perspectivas de longo prazo, e o sistema foi interrompido em dezoito meses.


32X Europeu


35.000 unidades tinham sido vendidas no Reino Unido e 10.000 unidades tinham sido vendidas na Alemanha no primeiro semestre de 1995

Na Alemanha, o preço caiu para 199 Marcos em 10 de outubro de 1995.

Dois jogos: Darxide e FIFA Soccer '96, só foram lançados para o PAL 32X.

Australia

Na Austrália o 32X foi anunciado inicialmente por 399 dólares australianos,com o preço caindo para 299 dólares e depois voltando a 349 antes do lançamento.

Outros mercados

O 32X teve seu lançamento em outros mercados como o Brasil,a Coréia do Sul e a complexa região "asiática" com um pequeno punhado de pacotes especiais, que podem ter sido distribuídos mais amplamente do que o Sega CD, mesmo que muito menos unidades tenham sido vendidas.

Declínio

Em meados de 1995 os executivos da Sega perceberam seu erro, mas era tarde demais. Desenvolvedores e empresas licenciadas tinham abandonado o barco em favor do que eles percebiam ser um verdadeiro console de 32 bits: o Sega Saturn e mesmo que o add-on 32X fosse um sistema de 32 bits, os jogos não estavam aproveitando todas as vantagens das capacidades do sistema e não eram compatíveis com o hardware do Saturn. Muitos jogos foram lançados em 2D, apressados ou atualizando títulos de Mega Drive / Genesis e muitos optaram por ignorar o 32X completamente, citando seu preço caro como um dos fatores.

As prateleiras das lojas ficaram cheias de 32X e os preços de um novo caíram para 19,95 dólares nos Estados Unidos. A Sega planejava redimir-se com seu último projeto de console a partir de 1994: o Sega Neptune (que teria sido um Mega Drive e 32X em um), mas no momento em que um protótipo foi desenvolvido o Saturn seria lançado no Ocidente e já era previsto que não se sairia bem nas vendas.

Para piorar ainda mais, seis jogos foram lançados com o sistema Sega CD 32X para que pudessem se beneficiar da qualidade de áudio de CD e capacidades gráficas aumentadas. Com todos esses consoles Sega no mercado (Mega Drive, Mega-CD, 32X, Mega-CD 32X, Sega Saturno, Game Gear e até mesmo o Master System) os clientes ficavam muitas vezes confusos quanto ao software que funcionaria com qual máquina.



Até o final de sua vida foram lançados 34 jogos para o 32X, seis dos quais são compatíveis com o sistema Mega CD 32X. Romance of the Three Kingdons IV: Wall of Fire foi o único jogo exclusivo japonês. Em outubro de 1995, Hayao Nakayama exigiu que todos os projetos 32X fossem descontinuados para concentrar os recursos inteiramente no Saturn, porém a tecnologia seria mais tarde reciclada sob a forma de Sega Picture Magic.

O 32X encerrou a produção em 1996 em todo o mundo e o último jogo a ser lançado foi Spider-Man: Web of Fire. O 32X estragou a reputação da Sega, que ficou ainda mais manchada quando o Sega Saturn não conseguiu competir com a Sony PlayStation / Nintendo 64 fora do Japão. Costuma-se dizer que a Sega nunca se recuperou verdadeiramente e, portanto, deixou definitivamente o negócio do console. O fiasco do 32X agora é considerado um dos lançamentos mais mal planejados de todos os tempos.





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...